A Espanha é um dos países que mais recebe imigrantes brasileiros e não é à toa: o clima, o povo caloroso, a cultura e o estilo de vida alegre e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional chamam a atenção. Se você planeja morar na Espanha e não sabe por onde começar a buscar trabalho, neste artigo falamos sobre os empregos na Espanha.
Também mostramos como anda o mercado de trabalho e qual a melhor forma de encontrar a sua vaga. Antes de mergulhar no assunto, respondemos três das principais dúvidas para que você possa começar a organizar a sua busca de emprego no país.
Pergunta | Resposta |
É fácil conseguir emprego na Espanha? | Depende de muitos fatores, como a área, a demanda do mercado e a sua qualificação. É possível conseguir um emprego, mas pode não ser tão rápido. |
Como conseguir um emprego na Espanha? | A melhor forma de conseguir um emprego na Espanha é buscar vagas em sites locais e entrar em contato com empresas do país. |
Quanto é um bom salário na Espanha? | O salário mínimo na Espanha é de 1.134€. Considerando o custo de vida para uma vida tranquila e mais confortável, um bom salário gira em torno de 1.800 a 2.000€ |
Existem muitos empregos na Espanha?
Sim, especialmente em grandes centros e capitais, além de cidades turísticas que, como um todo, movimentam diversos setores.
A Espanha é sede de muitas multinacionais, grandes empresas e startups que geram e movimentam muitos empregos no país. Também existem diversas empresas locais e, é claro, o setor de serviços e restauração que está sempre em funcionamento.
O mercado é muito ativo e, ao buscar vagas de emprego, é fácil perceber a enorme quantidade de posições em aberto. Porém, isso não significa que conseguir o emprego dos sonhos ou dentro do seu padrão de ideal seja rápido ou simples. Muitas vezes é preciso dar um passo para trás e começar “do zero” – ou quase.
Existem empregos na Espanha para brasileiros?
Sim! O mercado de trabalho na Espanha é um terreno fértil para imigrantes de todos os países, inclusive os brasileiros. Vivendo legalmente no país e cumprindo com os requisitos, não existe nenhum impedimento para a contratação.
Inclusive é muito comum se deparar com equipes multiculturais. Com o alto número de imigrantes, as equipes também se tornam diversas. Esse é um ponto muito positivo para os brasileiros que querem morar e trabalhar na Espanha. Afinal, um país receptivo com trabalhadores estrangeiros faz toda a diferença na hora de conseguir uma vaga.
É fácil conseguir emprego na Espanha?
Enquanto encontrar diversas vagas é simples, concluir esse ciclo de entrevistas e documentações e de fato conquistar um emprego na Espanha nem sempre é tão fácil. Não há uma regra quanto a isso e tudo pode variar conforme a sua situação no país e, ainda mais importante, o atual estado do mercado de trabalho do país.
A taxa de desemprego na Espanha é alta. Conforme os dados mais recente do DatosMacro, a taxa atual é 11,5%, sendo um dos países da União Europeia com os maiores níveis de desemprego. Ainda assim, a taxa atual é a menor do país desde 2008.
Apesar da taxa elevada, as coisas estão mudando. Em fevereiro de 2024 foram criados mais de 100 mil empregos na Espanha, o melhor dado em 17 anos, segundo o portal Público. As contratações têm subido consideravelmente após a pandemia, especialmente a partir de 2023 e agora em 2024, de acordo com La Moncloa.
O que é preciso para conseguir emprego na Espanha?
Assim como o planejamento para morar na Espanha, para ser contratado no país ibérico é preciso ter em mãos alguns documentos importantes. São eles:
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →- NIE (Número de Identificação do Estrangeiro). Esse documento é o primeiro passo para usufruir dos direitos de um cidadão europeu;
- Registro na Seguridad Social, a qual equivale a um registro de carteira de trabalho no Brasil e permite que residentes legais possam trabalhar no país.
O primeiro passo para conseguir emprego na Espanha é receber uma oferta. O formato de contratação e o quão simples será o processo vai depender do seu status no país. São dois os principais casos: brasileiros sem passaporte europeu e brasileiros com passaporte europeu.
Brasileiros sem passaporte europeu
Quando se é um estrangeiro, ou seja, quando você não tem cidadania espanhola ou de algum outro país da Europa, para poder ser contratado por uma empresa local é preciso conseguir uma autorização de trabalho e residência.
Basicamente, é preciso tramitar um visto de trabalho. Esse visto deve ser solicitado pela empresa, pois será ela quem vai conceder o direito a residência legal e permissão de trabalho ao estrangeiro.
Brasileiros com passaporte europeu
Ter um passaporte europeu é meio caminho andado para conseguir um emprego na Espanha. Se você é cidadão da União Europeia, pode trabalhar na Espanha sem a necessidade de solicitar um visto de trabalho. Basta apenas fazer o seu NIE e se registrar na Seguridad Social.
Solicitar o visto de trabalho para Espanha
Quando o estrangeiro está no Brasil e recebe uma oferta, o visto de trabalho na Espanha deve ser solicitado em um dos consulados da Espanha no Brasil.
Se o estrangeiro já está vivendo legalmente na Espanha – no caso de residentes europeus ou estudantes – o visto é solicitado pelo empregador (visado de trabajo por cuenta ajena).
Uma alternativa que pode facilitar o processo de conseguir empregos na Espanha é entrar no país com visto de estudante. Dessa forma, o estrangeiro tem um NIE temporário. É possível trabalhar como estudante e, com o visto prestes a acabar, a empresa pode fazer a troca dele para um visto de trabalho.
Pedir o visto por conta própria
Também é possível solicitar um visto dessa forma, o visado de trabajo por cuenta propia, quando se tem meios econômicos suficientes e um projeto no qual pretende trabalhar na Espanha.
Precisa indicar investimento, rentabilidade e demais detalhes que comprovam um projeto estruturado, o qual será aprovado – ou não – pelo governo espanhol.
Se desejar suporte profissional para obter o visto para Espanha e esclarecer dúvida, fale com a Madeira da Costa. A equipe do escritório tem uma vasta experiência na solicitação de vistos e vai deixar seu processo muito mais tranquilo.
Precisa validar diploma para conseguir emprego na Espanha?
Depende da área de trabalho.
É preciso validar diploma brasileiro na Espanha quando a profissão exercida exige a inscrição em um órgão ou conselho de classe, como medicina e demais áreas da saúde, engenharia, arquitetura e direito.
Áreas administrativas e da comunicação, por exemplo, não exigem validação de diploma. Além de conferir se a sua profissão exige esse procedimento, confirme também com a empresa qualquer outra exigência interna.
Onde procurar vagas de empregos na Espanha?
Para buscar vagas de empregos na Espanha a internet é a maior aliada. Em poucos segundos é possível encontrar inúmeras vagas em todas as áreas e profissões. Porém, é preciso saber filtrar muito bem e pesquisar apenas em sites confiáveis e que são referência no país.
Entre tantas opções é possível, em muitos casos, filtrar por área de trabalho, o que facilita muito a busca. Além dos sites e portais de emprego, é possível encontrar vagas em redes sociais, no LinkedIn e até mesmo em agências de emprego. Te contamos mais sobre cada uma das opções. Vamos lá?
Sites de busca de emprego na Espanha
Os sites de busca de emprego na Espanha reúnem milhares de vagas e funcionam muito bem porque te permitem filtrar por palavras-chave para encontrar apenas vagas ideais para você.
InfoJobs, InfoEmpleo e Indeed são alguns dos mais utilizados na Espanha. Fique sempre atento à data de publicação da vaga e lembre-se de ter o seu currículo em dia. Se necessário, atualize e adapte o documento para a vaga em específico. Outro ótimo truque é criar alertas para receber a notificação de novas vagas em primeira mão.
Sites de empregos na Espanha para profissionais de tecnologia
A Espanha é um terreno fértil para profissionais de tecnologia. Além de muitas empresas do setor, as grandes empresas estão sempre buscando novos profissionais, afinal, é um setor em constante expansão e muita demanda.
O país também é sede de milhares startups porque o próprio governo fornece incentivos, o que acaba gerando mais empregos na área. Alguns dos principais sites para empregos na Espanha no setor de tecnologia são:
Sites de empregos na Espanha para profissionais para comunicação e marketing
A área de comunicação e marketing é um ótimo exemplo de setor que não exige validação de diploma e que sempre há demanda no país, inclusive em cidades no interior da Espanha.
Eu trabalho nesse setor e comecei como estagiária, ainda estudante. Nesse meio tempo fiz diversas entrevistas e alguns dos sites com mais empregos para comunicação e marketing na Espanha que encontrei, foram:
Sites de empregos na Espanha para profissionais de saúde
A área de saúde também tem muita demanda no país, especialmente em grandes centros e capitais. Além do setor privado, o sistema de saúde pública na Espanha é muito completo e atrai profissionais de saúde que querem fazer residência no país.
Para encontrar emprego para profissionais de saúde na Espanha, são ótimos os portais:
- Portalesmedicos;
- Sistema Nacional de Empleo;
- Colégio de Médicos de Barcelona;
- Sociedade Espanhola de Médicos Gerais e da Família;
- Sociedade Espanhola de Medicina Interna.
Os sites dos hospitais da Espanha também reúnem vagas disponíveis para profissionais como médicos, enfermeiros e do setor administrativo. Vale a pena buscar os principais hospitais e centros de saúde nas cidades da Espanha que você considera viver e analisar os sites. Ótimos exemplos são o Hospital Clinic de Barcelona e o Hospital HM de Madrid.
Outros sites para buscar emprego Espanha
Além dos principais sites já citados, outros portais para buscar emprego na Espanha são:
O Jobtoday é um portal muito utilizado por imigrantes que estão começando na Espanha porque além de vagas de contrato fixo, diversas empresas publicam trabalhos por diária ou poucos dias, principalmente para apoio em eventos e promoção de produtos em lojas.
Também existe a plataforma Empléate. Criada pelo Ministério de Trabalho e Economia Social da Espanha, a plataforma reúne milhares de vagas com o intuito de ajudar os residentes a encontrarem empregos. Hoje são mais de 73 mil empresas registradas e as ofertas vão de tecnologia a saúde e engenharia. Vale conferir!
Agências de emprego na Espanha
As agências de emprego são especializadas em encontrar o emprego ideal para cada profissional. Elas conectam empresas que buscam profissionais a candidatos em busca de oportunidades e oferecem diversos benefícios como a atenção personalizada, orientação ao trabalhador e a busca ativa de vagas que se encaixam no perfil dele.
É uma ótima estratégia para conseguir emprego mais rápido, porém tenha em mente que agências privadas requerem um investimento financeiro por parte do trabalhador.
Outra saída é utilizar as agências de emprego públicas, conhecidas no país como Agencias de Colocación Públicas. O portal do Sistema Nacional de Emprego da Espanha disponibiliza uma lista para os interessados encontrarem a agência correspondente à sua comunidade autônoma.
LinkedIn e Redes Sociais
O LinkedIn é a principal plataforma para busca de emprego em todo o mundo. É possível filtrar por cidade, vaga e até mesmo data de publicação para encontrar apenas as mais atuais.
Um bom truque na plataforma é buscar empresas com as quais você se identifica, conferir se há algum responsável pelo departamento de recursos humanos ou chefes do setor que corresponde à sua área e enviar uma mensagem diretamente.
O Twitter, o Instagram e o Facebook também são aliados na busca por empregos na Espanha. No Facebook, a melhor opção é buscar grupos de vagas para brasileiros na Espanha, já no Twitter o ideal é buscar utilizando palavras-chave e, no Instagram, acompanhar empresas do seu setor para estar atento quando notificam uma vaga.
Indicações
Ser indicado conta muito! Ainda mais quando um imigrante indica o outro, pois quando há confiança entre a empresa e um atual funcionário tudo anda mais rápido. Caso você não tenha conhecidos no país, começar criando conexões com outros brasileiros e imigrantes ajuda muito.
Além disso, existem feiras de emprego em diversas cidades da Espanha. Indo nelas eu consegui criar ótimas conexões!
Nas próprias empresas espanholas
Os sites das próprias empresas espanholas costumam ter um espaço de contato para o trabalhador enviar o seu currículo e fique na base de contatos, além de muitas vezes já disponibilizarem as vagas disponíveis e fazerem o processo seletivo a partir do site.
Buscar empresas do seu setor e ficar de olho pode ajudar muito.
Como conseguir emprego na Espanha?
Buscar vagas e saber quais são os principais portais é o primeiro passo. Porém, para de fato conseguir emprego na Espanha, é preciso estar preparado em muitos pontos, ter na ponta da língua algumas informações e saber ser estratégico na hora das entrevistas.
Para te ajudar nesse processo, trouxemos algumas dicas.
Estude (ou desbloqueie) o espanhol
Ter o castelhano (espanhol) dominado é crucial para conseguir emprego na Espanha. Não é que tenhamos que ter a melhor pronúncia, o sotaque “perfeito” e muito menos saber todas as palavras. Mas conseguir ouvir, compreender e responder, mesmo que com adaptações, é muito importante para conseguir um emprego, começando pela entrevista.
Cada área pode ter uma exigência específica. Na comunicação, por exemplo, ter o espanhol dominado é básico para poder criar conteúdos, por exemplo. Vale a pena investir em um bom curso de espanhol quanto antes.
Quem já sabe espanhol pode aperfeiçoar o idioma com estudos ou aulas particulares direcionadas à área de trabalho. Faz toda a diferença conhecer os termos do setor em espanhol.
Adapte o seu currículo
O currículo é o seu cartão de visitas pessoal. Para começar, adapte o seu currículo ao formato Europass, que é muito utilizado em toda Europa.
Lembre-se de adaptá-lo ao espanhol e ter uma versão em inglês, pois existem muitas vagas em empresas situadas na Espanha, mas que utilizam o inglês ou pedem ambos os idiomas.
Para ser mais estratégico, adapte o currículo a cada vaga, destacando funções e habilidades a partir das palavras-chave que aparecem no anúncio da vaga. Esse é um ótimo pulo do gato na hora de se candidatar. Utilize uma foto sua e coloque um número de celular. Na Espanha é muito comum receber chamadas de recrutadores. Se possível, ter um chip espanhol faz toda a diferença.
Por último, mas não menos importante, na Espanha é comum enviar uma carta de apresentação além do currículo. Nela você deve mostrar porque se encaixa na empresa e contar porque está motivado pela oportunidade.
Se prepare para as entrevistas
Normalmente as entrevistas são feitas em etapas, então esteja preparado para mais de uma conversa. No momento da entrevista seja firme e tenha muito bem preparado um discurso sobre a sua trajetória profissional e sobre como pode aportar à empresa. Sempre pesquise sobre a empresa antes!
Vale a pena praticar sozinho ou com amigos para treinar o seu discurso e possíveis perguntas e respostas.
Como estrangeiros, faz toda a diferença saber associar as experiências no Brasil a como podemos auxiliar a empresa na Espanha. Além disso, sempre seja sincero e faça perguntas sem medo.
Entenda o salário e o custo de vida da Espanha
Ter conhecimento sobre o salário mínimo na Espanha e o custo de vida no país é essencial para entender se a vaga faz sentido para você e se vai ser viável para o seu estilo de vida ou necessidade no momento.
Em 2024 o salário mínimo na Espanha é de 1.134€. Apesar de não ser dos mais altos da União Europeia, de forma geral o salário é compatível com o custo de vida na Espanha.
É claro que isso depende da cidade que você vai morar e pode significar não ter tantos luxos ou confortos e que, para isso, o salário ofertado deve – idealmente – ser superior ao mínimo.
O custo de vida da Espanha não é alto quando consideramos itens básicos como alimentação, supermercado e farmácia. Outro ponto positivo é a saúde ser pública e universal e os medicamentos através do sistema público são quase gratuitos, o que reduz muito os custos.
O que costuma atrapalhar é o valor do aluguel na Espanha, especialmente em capitais como Madrid e Barcelona. De acordo com o Numbeo, o custo de vida médio na Espanha para uma pessoa, sem aluguel, é de 700€. Esse custo será menor ou maior dependendo da cidade em que você mora e do seu estilo de vida, mas tenha em mente na hora de aceitar uma vaga.
Por isso, é comum que muitos compartilhem apartamento ou dividam com amigos, ou, inclusive, morem em cidades próximas para economizar.
Salário e impostos na Espanha
Além disso, tenha em mente que assim como no Brasil, na Espanha existe o salário líquido e o salário bruto. Os impostos não são baixos no país, então não tome o salário ofertado como líquido, pois quase sempre nos anúncios eles são brutos.
Sempre confirme com a empresa e, para ter uma ideia de quanto será descontado, utilize uma calculadora de salário líquido na Espanha.
Como é o mercado de trabalho na Espanha?
O mercado de trabalho na Espanha é agitado e diversificado, com oportunidades em uma variedade de setores, incluindo turismo, tecnologia, agricultura e serviços.
Mas, acima de tudo, é um mercado de trabalho disputado. Além dos residentes locais, o país é casa de muitos imigrantes que também buscam uma colocação profissional.
Nesse momento, o mercado de trabalho do país ainda se recupera após a pandemia e os efeitos que a guerra da Ucrânia trouxe. A recuperação começou no ano de 2022 e tem seguido em melhorias. Como comentamos anteriormente, a taxa de desemprego está diminuindo e mais pessoas estão sendo contratadas.
O mercado de trabalho na Espanha hoje
De acordo com o Banco da Espanha, o emprego continuou a crescer a taxas notáveis em 2023, mesmo num contexto de desaceleração da atividade. O mesmo informe sinaliza que 43% das empresas entrevistadas relatam certa dificuldade em encontrar mão de obra qualificada e ideal, especialmente nos setores de indústria, construção e transporte.
Outro ponto positivo para o mercado de trabalho na Espanha é que houve uma reforma trabalhista que conseguiu reduzir os contratos temporais, gerando mais empregos fixos.
Principais desafios ao buscar empregos na Espanha
Um mercado agitado não quer dizer que conseguir um emprego é fácil e rápido. Tudo depende do contexto, ainda mais quando consideramos imigrantes brasileiros.
Ao buscar empregos na Espanha como estrangeiro, ter determinadas qualificações não é garantia de encontrar a vaga ideal rapidamente. Um dos desafios é justamente se posicionar no mercado sem ter histórico de trabalho no país. Querendo ou não, isso conta muito.
A cidade em que você mora influencia muito na facilidade – ou não – em encontrar trabalho. Como já comentamos, grandes cidades e capitais tem muito mais concorrência. É comum se deparar com vagas no Linkedin que tem mais de 1.000 candidaturas, por exemplo. Isso pode desanimar um pouco.
Além disso, para brasileiros sem passaporte europeu é um grande desafio encontrar empresas dispostas a tramitar um visto de trabalho. Por mais que não seja um processo difícil e muito menos caro, a empresa se torna responsável pelo funcionário e, portanto, pode existir um atrito nesse ponto.
Por último, mas não menos importante, o idioma pode ser uma questão. Quando se mora em regiões que tem dois idiomas, como a Catalunha, muitas vagas já serão um desafio por conta disso.
Como superar os desafios e entrar no mercado de trabalho espanhol?
Antes de tudo, é preciso estar aberto a se adaptar. Para entrar no mercado de trabalho de outro país, é preciso estar tranquilo com a possibilidade de ter que começar do zero na sua área ou trabalhar em outros setores como atendimento, serviço e afins.
Saber ser firme e proativo também faz toda a diferença. Se não estiver tendo retornos para entrevistas, pergunte pessoalmente em empresas, ligue, busque conexões em comum.
Entrei no mercado de trabalho de Barcelona como estagiária. Mesmo tendo anos de experiência prévia, esse foi um caminho estratégico para conseguir me colocar no setor sem tanta burocracia inicial. Caso você esteja considerando estudar na Espanha, esse pode ser um caminho interessante.
Melhores áreas para empregos na Espanha
Apesar de existirem vagas em diversos setores, há algumas áreas que estão gerando mais contratações atualmente.
De acordo com o Informe de Tendências do Mercado de Trabalho na Espanha 2024, produzido pelo Serviço Público de Emprego Estatal (SEPE), o emprego apresenta um bom desempenho principalmente em:
- Serviços, especialmente turismo e hotelaria;
- Educação;
- Saúde;
- Serviços sociais;
- Comércio e transportes;
- Serviços científicos;
- Atividades administrativas;
- Técnicos e de informação e comunicações.
Da mesma forma, a indústria farmacêutica, logística, marketing, programação e tecnologia e construção estão em destaque.
Também de acordo ao informe, no último ano, o número de contratados aumentou em todas as províncias, mas as que mais cresceram foram Palência, Zaragoza, Girona, Tarragona, Madrid, Toledo e Valência.
Áreas mais difíceis para empregos na Espanha
Encontrar um emprego na Espanha pode ser um desafio, principalmente em algumas áreas. De acordo com o Serviço Público de Emprego Estatal (SEPE), os setores com maior dificuldade para preencher vagas em 2024 são:
- Engenharia (de software, confiabilidade do site, soluções e industrial);
- Vendas (representante de desenvolvimento de negócios e executivo de contas);
- Gerente de crescimento;
- Consultor de sustentabilidade;
- Gerente de logística.
Além dessas áreas e cargos, o setor do esporte e funções como carpinteiros, instaladores elétricos, motoristas e operadores de guindaste também estão em falta. Por um lado podem ser setor mais difíceis de conseguir uma vaga. Por outro, quem tem a qualificação ideal tem um destaque e pode conseguir preencher essas vagas mais rápido.
Profissões que exigem um registro em colegiados como a área da saúde e o direito podem ser vistas como áreas difíceis, afinal, é preciso encarar um longo caminho até poder exercer a própria profissão.
Analisando as províncias com menor número de contratações no último ano estão Cuenca, Castellón, Jaén, Córdova e Huelva.
Vagas de emprego na Espanha para brasileiros
Há muitas vagas de emprego na Espanha para brasileiros, já que tendo uma qualificação adequada e se encaixando nos requisitos da empresa não existe nenhum motivo para não contratar brasileiros.
Tenho amigos brasileiros que vivem na Espanha e trabalham no setor da economia, de administração, publicidade, vendas, construção e até mesmo no setor de perfumes.
De forma geral, é possível exercer qualquer profissão no país, mas existem algumas áreas com vagas promissoras para brasileiros na Espanha, como:
O setor está em constante crescimento e como a Espanha é sede de diversas empresas de tecnologia e startups, sempre estão em busca de novos profissionais;
Médicos de todas as áreas são buscados, mas há um destaque para a gerontologia, pois a população está envelhecendo e isso tem gerado uma crise no setor;
De atendimento à hotelaria, o setor de turismo é muito movimentado no país. Como brasileiros costumam aprender espanhol com maior facilidade, tem um plus para a contratação;
Professores de língua portuguesa e também da educação infantil são constantemente necessitados no país;
O setor precisa de mão de obra qualificada, principalmente para colheita e processamento de alimentos;
Assim como a TI, o marketing é um setor que nunca cessa na busca de novos profissionais.
Tem empregos na Espanha para quem fala português?
Sim! Existem empregos que exigem o português, especialmente nas áreas de atendimento ao consumidor, atendimento ao cliente, turismo e hotelaria, tradução e interpretação, vendas e marketing.
Apesar de existirem, essas vagas não são maioria. Já me deparei com algumas vagas de comunicação que exigiam o português porque a empresa estava em expansão e tenho amigos que conseguiram os seus trabalhos atuais por ter esse ‘plus‘, nas áreas que citamos.
É mais comum que peçam português de Portugal e, mesmo não sendo igual, ainda assim podem aceitar contratar um brasileiro.
Cidades com mais oportunidades de empregos na Espanha
Escolher a cidade da Espanha parar morar e trabalhar depende também de fatores pessoais, mas para quem está buscando um emprego no país faz muito sentido procurar por cidades que tenham mais oportunidades de emprego.
Com destaque nos setores de engenharia, têxtil, cibersegurança e tecnologia;
Em especial nos setores de turismo, comércio, tecnologia e criatividade;
Com destaque nos setores de biotecnologia, energia e inteligência artificial;
Com muitas oportunidades em logística, tecnologia e digitalização e energias renováveis;
Com foco em serviço, gastronomia, turismo, comércio e inovação.
Centro líder em transporte urbano sustentável e logística;
Onde se encontram mais oportunidades na indústria manufatureira, na saúde e tecnologia;
Que tem um mercado focado em agricultura, alimentação, turismo e tecnologia.
Cuidados a ter ao buscar uma vaga de emprego na Espanha
Está começando a buscar uma vaga de emprego na Espanha? Enhorabuena! Esse momento é repleto de sensações e às vezes nos deixamos tomar pela emoção, mas é preciso tomar alguns cuidados.
Antes de tudo, tome muito cuidado com ofertas feitas verbalmente. Não tome como verdade algo que ainda não foi formalizado em contrato, combinado?
O mesmo vale para ofertas feitas em redes sociais. Se for um trabalho remoto, faça videochamadas e busque informações sobre a empresa no Google. Se for presencial, peça para conversar pessoalmente, conhecer o escritório e formalizar o contrato pessoalmente.
Busque informações sobre a reputação da empresa em todos os casos e sempre leia o contrato com muito cuidado. E para não ficar na dúvida, já saiba de antemão como funcionam os contratos de trabalho na Espanha.
Se você precisa de um visto de trabalho, confirme se a empresa de fato realizará esse trâmite para você. Não recomendamos, em nenhum caso, trabalhar ilegalmente e sem contrato no país. Isso pode te gerar inúmeros problemas.
Dicas para conseguir emprego para brasileiros na Espanha
Pode ser um desafio conseguir o primeiro emprego na Espanha como um brasileiro e a verdade é que é preciso ser paciente.
Mesmo os meus amigos com documento europeu custaram um pouco a conseguir emprego na área de trabalho deles. No início pode parecer que as coisas não andam, mas confie, elas mudam!
Também tenho amigos próximos que conseguiram visto de trabalho, mas a maioria foi em setores que precisam de profissionais com qualificações específicas, como recursos humanos, economia e tecnologia.
Esteja aberto e seja proativo
Uma dica muito válida é não se fechar à sua área de trabalho ou cargo específico. Pense assim: o país é uma folha em branco. As oportunidades existem, mas você recém está começando a rabiscar. As empresas precisam te conhecer, mesmo que aos poucos. E isso só acontece quando nos jogamos e começamos a enviar currículo, a entrar em contato, a movimentar.
Ser proativo e criar o máximo de conexões possíveis é o pulo do gato para conseguir emprego no país. Hoje eu tenho dois trabalhos aqui e um surgiu a partir do outro. O networking é regra universal. Também é importante estar atento e reparar em anúncios expostos nas ruas. Além disso, estar disposto a falar, perguntar, se propor e fazer isso com segurança e confiança ajuda muito.
Se você já está no país, vai entrar como estudante ou tem passaporte europeu, depois de fazer o seu NIE já faça o seu registro na Seguridad Social. Esse processo pode ser feito pela empresa que quer te contratar, mas nem sempre. Quando você se adianta e já tem o cadastro, facilita a contratação.
Por último, mas não menos importante, confira a lista dos profissionais em falta na Espanha.
Dúvidas frequentes sobre empregos na Espanha
Preparado para começar a buscar o seu emprego na Espanha? Para te ajudar nesse processo, respondemos algumas dúvidas frequentes para que você tenha tudo em mente na hora de se candidatar.
De acordo com a Factorial, empresa especialista em recursos humanos e reconhecida no país, as profissões com mais vagas de emprego na Espanha em 2024 são:
- Desenvolvedor de software;
- Médicos e enfermeiros;
- Assessor financeiro;
- Especialista em recursos humanos;
- Gerente de operações e logística;
- Especialista em marketing;
- Especialista em suporte ao cliente;
- Profissionais de hotelaria;
- Profissionais do setor de construção;
- Representante de vendas.
O processo de recrutamento na Espanha pode variar um pouco de acordo com o tamanho da empresa para a qual você está se candidatando.
De maneira geral são várias etapas, começando com o recrutador ou responsável de recursos humanos e chegando até ao diretor do seu setor ou o CEO. Entre essas etapas é comum precisar fazer testes ou produzir materiais para o seu conhecimento ser avaliado. E tudo isso com prazos bem curtos!
Depois da oferta da vaga chega o momento de formalizar o contrato e realizar o onboarding. Um processo de recrutamento na Espanha pode ser muito rápido dependendo da necessidade da empresa. Porém, em média são de 45 a 60 dias, considerando que o contratado teria que dar um pré-aviso para a empresa que está trabalhando no momento.
Falando em recrutamento, fique atento aos meses de maior movimento para contratações na Espanha: após o verão, iniciando em setembro, acabando em dezembro e retomando em março/abril. Durante o restante do ano podem acontecer, é claro, mas são meses mais lentos considerando datas festivas e início do ano.
Sim, a medicina é um dos setores que mais carece de profissionais na Espanha principalmente no setor público, segundo o Informe da Oferta e Necessidade de Especialistas Médicos 2021-2015. Algumas das áreas com carência de profissionais são medicina de família, pediatria, geriatria e psiquiatria.
Para ser médico na Espanha, é preciso homologar o diploma e se inscrever no conselho profissional correspondente de alguma província espanhola.
Sim, há diversas oportunidades para dentista na Espanha, principalmente porque o mercado de odontologia espanhol enfrenta uma escassez de profissionais qualificados.
Além do setor privado, faltam dentistas na saúde pública do país. Segundo o portal de notícias La Sexta, são menos de 1000 dentistas no sistema público. Para trabalhar na Espanha como dentista é preciso validar o diploma no país ou estudar odontologia na Espanha.
A melhor maneira é buscar vagas em portais de emprego, no LinkedIn e também entrar em contato com empresas do país e enviar a sua candidatura.
Estudar o mercado do seu setor e filtrar multinacionais com sede na Espanha pode ajudar, pois são empresas com maior demanda e, se for o caso de precisar de visto de trabalho, grandes empresas sempre estão mais propensas a oferecer.
Caso você esteja disposto a investir no processo, as agências de emprego podem agilizar o processo. E não se esqueça de ativar os seus contatos ou amigos que já vivem no país, pode ser que saibam de algo!
Vale a pena buscar por empregos na Espanha?
Na minha opinião, sim, vale muito a pena!
Apesar de a Espanha não ter o maior salário da União Europeia, aqui a qualidade de vida é valorizada e o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é muito respeitado. De forma geral a cultura de trabalho é mais leve, com exceção de trabalhos em serviço e atendimento, que devem acompanhar o turismo sempre ativo.
Muitas empresas fazem horário intensivo às sextas-feiras e em agosto, principal mês do verão, além da solicitação de férias não exigir tempo mínimo de trabalho na empresa. Além disso, as políticas de igualdade são mais firmes. A licença maternidade e paternidade são maiores, por exemplo.
Se você está considerando buscar emprego em outro país, a Espanha é uma ótima opção. Além do ótimo clima, o povo é caloroso e há muitas atividades culturais. É um excelente país para morar, considerando o trabalho. Além disso, o choque cultural não é tão grande e isso facilita a adaptação do brasileiro no país.
Ficou com vontade de começar a buscar vagas na Espanha? Dê uma olhada no nosso Ebook Como Morar na Espanha, feito por brasileiros que vivem no país, e entenda todos os detalhes importantes para seguir esse sonho com todas as informações necessárias e sem nenhum perrengue. Boa sorte!