Melhores cursos em Portugal: onde estudar e como garantir a sua vaga

Portugal  / 

Estudar nos melhores cursos em Portugal é o caminho ideal para adquirir mais conhecimento e progredir na sua carreira profissional. O país conta com algumas das universidades mais conceituadas do mundo e ainda tem um processo seletivo flexível para os estrangeiros.

Se você deseja estudar em Portugal e está em dúvida sobre qual curso escolher, então fique conosco e leia nosso artigo completo.

Melhores cursos em Portugal: tradição

As universidades portuguesas são sinônimo de tradição e cultura. A prova disso é a Universidade de Coimbra fundada em 1290 e considerada como a matriz intelectual do país, com alguns dos melhores cursos em Portugal.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Os primeiros cursos ensinados pela instituição foram os de Direito, Medicina, Artes e Teologia, responsáveis por formar academicamente as personalidades com maior influência do país.

Assim, ao longo dos seus 728 anos, esse currículo se expandiu e atualmente a Universidade conta com oito faculdades e mais de 24 mil alunos.

Descubra como é morar em Coimbra.

Quais os cursos com maior empregabilidade?

Em Portugal existem 31 cursos que alcançaram a taxa de desemprego zero. Isso significa que todos os recém-formados conseguiram um emprego após terminarem a graduação.

Esse levantamento foi realizado pelo Ministério da Educação do país e divulgado no portal Infocursos. Dentre os melhores cursos em Portugal com maior índice de empregabilidade, destacam-se:

  • Medicina;
  • Engenharia;
  • Enfermagem;
  • Música;
  • Teologia;
  • Arquitetura;
  • Ciências do Mar;
  • Economia e Psicologia;
  • Educação Básica;
  • Estudos Comparatistas;
  • Matemática;
  • Meteorologia;
  • Oceanografia;
  • Geofísica;
  • Ortóptica;
  • Tradução e Interpretação: Português/Chinês Chinês/Português.

Leia nosso artigo sobre como é estudar Medicina em Portugal e prepare-se para concorrer a uma vaga.

Quais faculdades oferecem os melhores cursos em Portugal?

Os melhores cursos em Portugal que oferecem o maior nível de empregabilidade no país são oferecidos nas universidades públicas e privadas.

Para que você possa conhecer melhor cada uma delas, selecionamos abaixo as instituições que possuem os melhores cursos em Portugal.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Medicina

  • Universidade de Coimbra;
  • Universidade do Porto;
  • Universidade do Minho;
  • Universidade de Lisboa;
  • Universidade Nova de Lisboa;
  • Universidade da Beira Interior;

Confira aqui o regulamento uniformizador e edital da Universidade de Lisboa sobre o curso de Medicina.

Engenharia

  • Universidade Nova de Lisboa – Engenharia de Materiais;
  • Universidade Nova de Lisboa – Engenharia de Nanotecnologia;
  • Universidade de Aveiro – Engenharia Informática.

Enfermagem

  • Instituto Politécnico de Setúbal;
  • Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa;
  • Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Também contamos nesse artigo como é ser enfermeira em Portugal, saiba mais.

Arquitetura

  • Escola Superior Gallaecia;
  • Universidade Lusíada – Norte.

melhores cursos em portugal coimbra

Melhores universidades

Para quem deseja cursar a faculdade em terras lusitanas, é importante saber quais são as melhores universidades de Portugal. A Quacquarelli Symonds publicou em 2018 o ranking das instituições de ensino superior com prestígio nacional e internacional do país.

Essa pesquisa teve como principal finalidade avaliar a qualidade de ensino das universidades portuguesas. Por isso, foram verificados quesitos como número de alunos estrangeiros, artigos científicos publicados, qualificação do corpo docente, dentre outros.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Confira abaixo as universidades mais conceituadas de Portugal:

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa (UL) ocupou o primeiro lugar no ranking das melhores instituições de ensino superior do país e também tem uma posição de destaque entre as demais universidades do mundo.

Atualmente, a universidade conta com 18 faculdades de vários cursos e 100 unidades de pesquisa. Sendo reconhecida como um importante centro de pesquisa científica, esportes, cultura e artes, além de certamente ter alguns dos melhores cursos em Portugal.

Universidade do Porto

Fundada há mais de um século, a Universidade do Porto é uma instituição pública que se destaca pela qualidade de ensino dos seus cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Além disso, oferece uma variedade bolsas e programas estudantis para estrangeiros de todo o mundo. Os alunos que se formam nesta universidade também conseguem conquistar excelentes oportunidades de mercado.

Universidade de Coimbra

A tradicional Universidade de Coimbra ocupa o terceiro lugar do ranking. Suas 8 faculdades e 40 unidades de pesquisa possuem uma excelente reputação em todo o mundo.

Por esse motivo, é uma das primeiras opções de portugueses e estrangeiros no momento de escolher a universidade que irão cursar. Além do seu destaque acadêmico, a instituição também é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Universidade Nova de Lisboa

A Universidade Nova de Lisboa é outra instituição pública lusitana que oferece um ensino superior de alta qualidade. Com mais de 17 mil alunos, ela é composta por 9 unidades, que oferecem cursos em diferentes áreas de atuação e graus de ensino.

Universidade do Minho

Localizada no norte de Portugal, a Universidade do Minho tem campus em Braga e Guimarães. A qualidade do ensino tem alcançado patamares mais altos devido a sua abordagem multidisciplinar que envolve as áreas de ensino, pesquisa e interação com a sociedade.

Outro grande diferencial da universidade é que ela aceita notas do Enem e conta com um grupo de mais de 500 alunos brasileiros. Descubra nessa lista completa as universidades de Portugal que aceitam o ENEM.

É possível concorrer aos cursos? Como?

Sim. As faculdades portuguesas permitem que estudantes estrangeiros concorram às vagas oferecidas pelos seus cursos. Normalmente, os candidatos devem se inscrever no concurso especial de acesso da universidade, elaborado por cada instituição de ensino.

Para ser admitido na universidade também é preciso comprovar as qualificações acadêmicas e demais certificações, que estão determinadas no processo seletivo. Outra opção para ingresso nas faculdades lusitanas é por meio da nota do ENEM. Aprenda como estudar em Portugal usando o ENEM.

Nesse sistema, o aluno realiza a prova no Brasil e durante o processo seletivo comprova a sua pontuação. Caso ela esteja acima do valor exigido pela faculdade portuguesa, ele pode continuar a concorrer a vaga.

Quais cursos deve evitar

Agora que você já sabe quais são os melhores cursos em Portugal, é importante conhecer os cursos que não são valorizados. Assim você pode evitar ter dificuldades em conquistar uma vaga de emprego no país.

Segundo o levantamento do Portal Infocursos existem alguns cursos que apresentam o maior número de recém-formados desempregados. Confira:

  • Comunicação Multimédia;
  • Educação Ambiental;
  • Serviço Social;
  • Criminologia;
  • Ciências da Comunicação;
  • Turismo e Lazer.

Veja aqui quais são os melhores empregos para brasileiros em Portugal.

Quais os melhores cursos da atualidade?

Os melhores cursos em Portugal da atualidade são aqueles relacionados a área da Engenharia e Tecnologia Alimentar. Isso é o que revela o ranking de Xangai que avalia a qualidade dos cursos em todo o mundo.

O curso de Engenharia Marítima da Universidade de Lisboa (UL) ocupa a 4ª posição mundial e o de Engenharia Civil a 45ª. Por outro lado, o curso de Engenharia Química é o 41º melhor do mundo.

Na área de Tecnologia Alimentar, o curso oferecido pela Universidade do Porto está em 12º lugar na colocação mundial e do Politécnico de Bragança no 50º lugar na lista.

Saiba tudo como é estudar em Portugal de graça e conquiste a sua vaga.

melhores cursos em portugal formatura

Qual curso tem mais vagas de emprego?

Os profissionais formados em Tecnologia da Informação (TI) têm mais oportunidades de serem contratados em Portugal. Isso porque esse é um dos setores que mais gera emprego e sofre pela falta de especialistas qualificados no país.

Por esse motivo, as maiores companhias de TI de Portugal realizam constantes processos seletivos para estrangeiros. O objetivo é preencher o quadro de funcionários da área.

Além disso, a formação em Engenharia também oferta várias vagas de emprego em Portugal. As multinacionais localizadas no país geralmente contratam engenheiros civis, náuticos, industriais e especializados em energias renováveis.

Não é a toa que os melhores cursos em Portugal são aqueles da área de Engenharia. Por isso, vale a pena participar dos processos seletivos das universidades que ofertam esse curso.

Confira nossa lista completa e atualizada sobre os trabalhos bem pagos em Portugal .

Brasileiros podem estudar em Portugal?

Desde 2014 as relações internacionais entre Brasil e Portugal têm se estreitado. E isso tem proporcionando mais vagas de intercâmbio e flexibilidade no ingresso de brasileiros nas universidades lusitanas.

Hoje em dia, quem pretende cursar algum dos melhores cursos em Portugal pode usar a nota da prova do ENEM. As notas mínimas de corte para ingressar em cada curso variam de acordo com o edital estipulado por cada faculdade portuguesa.

Outra forma de estudar no país é através do intercâmbio. Para isso, o estudante precisa ser aluno de graduação de uma universidade brasileira e solicitar no setor de Relações Internacionais a documentação necessária para participar do processo seletivo.

Por outro lado, quem deseja se ingressar no curso de mestrado, doutorado ou pós-graduação pode se inscrever diretamente na universidade portuguesa.

Visto de estudante

O visto de estudante é um documento obrigatório e que você deve providenciar antes de começar a estudar em Portugal.

Para obtê-lo é necessário ir até o Consulado de Portugal portando os seguintes documentos:

  • Carta de aceitação da universidade;
  • Pedido de visto de estudo devidamente preenchido e assinado;
  • Passaporte válido com validade maior que 6 meses;
  • Duas fotos 3×4 recentes e com fundo branco;
  • Certidão negativa de antecedentes criminais;
  • Seguro de saúde ou PB4;
  • Carteira de vacinação internacional com as vacinas em dia;
  • Comprovante de meios de subsistência;
  • Comprovante de hospedagem em Portugal ou carta convite;
  • Pagamento da taxa do Consulado em Portugal no Brasil.

Dicas

Agora que você conheceu quais são os melhores cursos em Portugal, recomendamos que você siga essas dicas para escolher a universidade ideal para você.

Em primeiro lugar, pesquise bastante, acesse os sites das universidades portuguesas que citamos neste artigo. Analise quais são os programas de intercâmbio que elas oferecem e leia cuidadosamente os editais de cada um deles.

Após escolher a faculdade e curso ideal para você, comece a estudar para obter boas notas no ENEM. Caso esteja estudando em um curso de graduação no país, entre em contato com o setor de Relações Internacionais da sua faculdade.

Já está com tudo certo para estudar em Portugal? Sugerimos fazer a cotação da sua passagem no portal Kayak. Esse comparador de voos mostra os valores das passagens das principais companhias aéreas para que você possa economizar. Vale a pena conferir!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.