Alemanha

Como morar na Alemanha em 2024: guia para planejar a mudança

Deseja obter seu visto para Alemanha sem complicação?

Recomendamos o Escritório Madeira da Costa. Agende a sua consultoria para vistos, validação de diploma e outros trâmites e mude para a Alemanha com segurança e tranquilidade.

SABER MAIS →

Se você está considerando deixar o Brasil, é provável que já tenha se questionado sobre como morar na Alemanha. Este país, que atualmente abriga cerca de 160 mil brasileiros, vem se tornando um destino cada vez mais popular, atraindo muitos devido às suas inúmeras oportunidades de emprego, estudo e qualidade de vida.

No entanto, fazer essa mudança exige mais do que apenas desejar. É essencial um planejamento minucioso, pesquisa e preparação para transformar esse sonho em uma meta concreta e realizável. Por isso, neste artigo, vamos apresentar um guia detalhado para ajudá-lo a planejar a sua mudança da melhor maneira possível.

Perguntas Respostas
É fácil imigrar para a Alemanha? A Alemanha é conhecida pela burocracia e rígido cumprimento às regras, mas quando feito da forma correta, é bastante tranquilo o processo de imigração.
Quem tem direito a morar na Alemanha? Qualquer pessoa que tenha um passaporte europeu (de país membro da União Europeia) ou estrangeiro com autorização de residência pode morar legalmente na Alemanha.
Como conseguir visto para Alemanha? Existem vários vistos para a Alemanha e você pode se informar sobre cada um deles no site da Representação Alemã no Brasil.

Como morar na Alemanha?

Há várias razões para se mudar para a Alemanha, seja para estudo, trabalho, aposentadoria ou investimentos. No Euro Dicas, temos uma série de artigos sobre cada um desses tópicos que podem auxiliar no seu planejamento para viver no país.

O caminho mais comum costuma ser o de trabalho, por permitir que você viva no país por um período maior, além de facilitar a mudança para familiares, como cônjuge e filhos, reduzindo a burocracia do processo.

Já para os mais jovens, o caminho acadêmico é o mais popular, apresentando uma variedade de opções de vistos e universidades alemãs à disposição.

Estudar na Alemanha

Pouca gente sabe, mas o custo para estudar na Alemanha é bastante baixo, principalmente quando comparado com outros países europeus e outros países referência em ensino.

Para estudar no país, o principal é pesquisar com calma sobre as universidades, cursos e bolsas de estudo na Alemanha.

Trabalhar na Alemanha

Com a escassez de profissionais qualificados, muitos brasileiros se sentem atraídos pelas oportunidades de trabalhar na Alemanha e com os bons salários no país.

Apesar da burocracia, a Alemanha tem buscado formas de flexibilizar esse tipo de visto. Para isso, criou categorias que simplificam o processo para diferentes áreas de atuação, como saúde, engenharia e tecnologia, as quais são as mais afetadas pela escassez de mão de obra.

Se pensa em morar na Alemanha para trabalhar, Berlim pode ser uma cidade atrativa. Foto: Ana Carolina Lisboa.

Uma das últimas mudanças do governo foi a criação de um Green Card Alemanha (Chancenkarte), com critérios semelhantes aos usados no sistema de pontos norte-americano. Se você deseja morar na Alemanha e trabalhar no país, leia o nosso guia para encontrar emprego na Alemanha.

Aposentar na Alemanha

Com uma expectativa de vida de 81 anos, um sistema de saúde referência no mundo todo e excelente qualidade de vida na Alemanha acaba sendo também um ótimo destino para passar a aposentadoria.

Confira como funciona o sistema previdenciário da Alemanha e saiba tudo sobre o assunto para planejar a sua aposentadoria na Alemanha.

Investir na Alemanha

Outra alternativa para quem quer morar na Alemanha é abrir a sua própria empresa no país ou fazer outros investimentos. Cada vez mais o governo tem buscado alternativas para simplificar o processo, mas ainda é preciso enfrentar algumas burocracias.

Conforme o segmento do seu negócio, pode ser necessário cumprir com algumas regulamentações, como acontece no Brasil, de higiene ou segurança, que incluem a realização de cursos específicos.

Se possível, conte com a ajuda de profissionais com experiência nesses processos, como advogados e contadores, para lhe auxiliar na abertura da sua empresa.

Documentos para morar na Alemanha

Que a Alemanha é um país burocrático muita gente já sabe. No entanto, poucos sabem até que ponto chega o amor dos alemães por papéis e carimbos.

Para se estabelecer no país, é fundamental ter organização e antecipar a preparação da documentação necessária. Se você quer saber como morar na Alemanha, saiba que os documentos mais importantes a serem providenciados são:

1. Passaporte

Este documento é essencial e é importante estar válido por pelo menos mais seis meses antes de entrar no país.

2. Visto para Alemanha ou cidadania europeia

Existem vários tipos de visto para Alemanha e permissões para morar, tudo depende do motivo pelo qual você quer ficar no país.

Dê uma boa pesquisada nas opções e no que é necessário para obter cada visto. E, se você puder adquirir uma cidadania europeia ou até mesmo a cidadania alemã, será bem mais tranquilo morar na Alemanha.

3. Seguro viagem

O seguro viagem para Alemanha é exigido na documentação do visto e garante a sua segurança durante os seus primeiros meses, até você ter uma das modalidades de seguro saúde do país. Para adquirir o seu, sugerimos o site Seguros Promo, que compara o preço de seguro de diversas seguradoras para você escolher o ideal para você e o seu bolso.

4. Preparo financeiro

A mudança para um novo país também exige planejamento financeiro, incluindo a compra de moeda estrangeira ou transferência do dinheiro para o exterior.

Além disso, se você planeja morar na Alemanha, saiba que em algumas modalidades de visto, como de estudante, working holiday ou busca de emprego, você precisará apresentar uma quantia específica numa conta bloqueada.

Também vale considerar guardar uma quantia de segurança para os primeiros três meses, pois a busca para alugar apartamento na Alemanha pode ser longa. Durante essa busca, você pode precisar ficar em hotéis, hostels ou Airbnb — o que costuma sair caro. Além disso, esteja preparado para pagar um depósito caução, que geralmente varia de um a três meses do valor do aluguel.

Nossa sugestão é alugar um quarto ou apartamento através da Uniplaces, uma plataforma presente na Alemanha que verifica os alojamentos e costuma ter preços mais acessíveis do que os alojamentos voltados a turismo, pois o período de estadia na Uniplaces é a partir de 28 dias. Utilizando o cupom UPEURODICAS15OFF você ainda ganha 15% de desconto na taxa da plataforma.

5. Passagem para Alemanha

Ao planejar os gastos da sua migração, não esqueça de incluir os custos das passagens aéreas para a Alemanha. Quando a mudança ocorre devido a um trabalho, é comum a empresa contratante arcar com parte ou todo o custo da passagem. Em alguns casos, até os familiares podem ter esse benefício.

Porém, é sempre bom estar preparado. Existem vários sites de passagens aéreas que podem ajudar a economizar e comparar preços. As nossas preferidas e mais confiáveis são a Vai de Promo e Skyscanner. Atualmente, as principais companhias que oferecem voos diretos do Brasil para a Alemanha são a Lufthansa e a Latam.

Se você busca preços mais acessíveis, o ideal é começar a pesquisa das passagens aéreas com antecedência mínima de 90 dias.

E caso você queira levar cachorro para Alemanha (ou qualquer outro pet), fique atento aos prazos e custos envolvidos. Vim em 2022 com meu gato para a Alemanha e precisei me planejar seis meses antes para cumprir com os requisitos.

Como é morar na Alemanha?

Morar na Alemanha pode ser desafiador nos primeiros meses, principalmente se você não tem conhecimento na língua. Porém, após resolver todas as burocracias, a Alemanha se torna um país realmente encantador e tranquilo de viver.

A brasileira Bruna Hartmann pontua as vantagens e desvantagens de morar no país.

“Eu adoro morar em Berlim, foi uma cidade que me acolheu. Como vantagens, posso citar o fato de conseguir resolver muitas burocracias e quase tudo em inglês. É uma cidade muito internacional e tem muita diversidade, muitas atrações culturais, muitas opções de atividades ao ar livre e de lazer, transporte público de qualidade, oportunidades de emprego, variedade gastronômica, facilidade para achar coisas de outros países, enfim”.

Já as desvantagens, ela comenta que, por ser uma cidade com muitas pessoas, os processos burocráticos, como Anmeldung, levam muito tempo, além da dificuldade no setor imobiliário, podendo levar meses para achar um apartamento.

A brasileira Bruna Hartmann vive com o marido em Berlim desde 2022. Foto: arquivo pessoal

Do ponto de vista da Alemanha de forma geral, eu, Ana Carolina, compactuo com a visão dela, de que as vantagens são os bons salários, a localização “privilegiada” no continente, que permite viajar com mais facilidade, o poder de compra e o clima no verão.

Obviamente, a barreira do idioma pode ser uma grande desvantagem e, em alguns momentos, até desmotivadora, além do clima no inverno, que é bastante cinza e chuvoso.

“Há ainda a questão das burocracias, a falta de tecnologia e processos arcaicos, como a necessidade de enviar cartas ou fax para resolver determinadas situações”, completa Bruna.

Custo de vida na Alemanha

O custo de vida na Alemanha é pessoal, variando conforme o consumo e o estilo de vida de cada um. O custo de vida é a soma dos preços pagos pelos diferentes bens e serviços, tais como aluguel, transporte, alimentação, educação, vestuário e itens de higiene e limpeza.

Além disso, conforme dito acima, o custo de vida para morar na Alemanha pode ser mais alto ou mais baixo, dependendo da cidade em que você for viver. Munique tem um custo de vida mais elevado do que Berlim, por exemplo.

Conforme o site Numbeo, uma pessoa solteira e morando sozinha precisa de 993,30€ mensais, sem considerar o valor do aluguel, para morar em Berlim. Já em Munique, a cidade alemã mais cara, uma pessoa solteira precisaria de 1.012,50€ mensais, também sem o valor do aluguel incluído, para viver de forma econômica.

Mas afinal, quanto custa viver na Alemanha? Confira os preços médios!

Preço médio de aluguel na Alemanha

Os preços de aluguel para morar na Alemanha variam muito de uma cidade para a outra. Em cidades pequenas ou médias, é possível encontrar aluguéis de apartamentos de 1 quarto nas áreas centrais por cerca de 650€. Por outro lado, este valor é impensável em cidades como Berlim, Hamburgo, Colônia ou Munique.

Embora a capital tenha um custo de vida um pouco menor em relação às outras principais cidades do país, nos últimos anos, com o aumento do surgimento das startups e de mão de obra qualificada estrangeira, os preços de aluguel na cidade aumentaram significativamente.

Veja abaixo exemplos dos valores de aluguel no país, obtidos pela plataforma Numbeo:

Tipo de apartamento Munique Hamburgo Frankfurt Berlim
Apartamento de 1 quarto no centro 1.378,20€ 1.004,50€ 1.187,11€ 1.287,28€
Apartamento de 1 quarto fora do centro 1.094,20€ 731,52€ 816,82€ 921,26€
Apartamento de 3 quartos no centro 2.438,75€ 1.868,64€ 2.067,95€ 2.420,41€
Apartamento de 3 quartos fora do centro 1.899,00€ 1.370,91€ 1.465,79€ 1.743,02€

Bruna Hartmann, que se mudou para Berlim com seu marido em 2022, compartilhou os gastos mensais fixos do casal.

“Além do aluguel, entram luz, internet da casa e dados móveis, seguro de responsabilidade civil, seguro saúde para os dois gatos, ticket mensal de transporte, alimentação, academia e serviço de streaming”, conta.

No total, o casal gasta cerca de 2.200€ por mês, morando na região de Charlottenburg.

“Como estratégia para economizar, utilizamos o Payback, um programa de pontos vinculado a alguns estabelecimentos, como supermercados, lojas de roupas e lojas de móveis. Nele, você ganha cashback das compras, que podem ser convertidos em produtos, dinheiro ou transferidos para o programa de milhas da Lufthansa”, explica a psicóloga.

Alimentação

Pode-se calcular uma média de 250€ a 400€ por mês para as despesas de alimentação por pessoa na Alemanha.

Os valores dos produtos nos supermercados na Alemanha não apresentam grande variação entre as cidades, no entanto, o custo da comida tem aumentado mensalmente desde o início da Guerra da Ucrânia.

Percebe-se uma diferença maior nos valores em supermercados nas principais cidades, principalmente em Munique, Frankfurt e Hamburgo. Veja abaixo exemplos de despesas com alimentação na Alemanha, de acordo com informações da plataforma Numbeo:

Tipo de gasto Munique Hamburgo Frankfurt Berlim
Refeição em restaurante barato 15,00€ 15,00€ 15,00€ 12,00€
Leite (litro) 1,23€ 1,21€ 1,20€ 1,21€
Ovos (12 unidades) 3,12€ 3,73€ 3,37€ 3,39€
Arroz branco (kg) 2,63€ 2,94€ 2,50€ 2,85€
Frango (kg) 12,26€ 15,40€ 13,57€ 13,02€
Carne bovina (kg) 15,50€ 16,26€ 13,28€ 14,46€
Banana (kg) 1,60€ 1,53€ 1,37€ 1,61€
Batata (kg) 1,76€ 1,65€ 1,37€ 1,75€
Cerveja nacional (0,5l) 0,98€ 0,93€ 0,97€ 1,01€

Transporte

Os custos de transporte público na Alemanha podem variar bastante, dependendo de fatores como a localização, o estilo de vida e o meio de transporte escolhido. Para ilustrar melhor, compartilho a minha experiência pessoal.

Eu e meu marido vivemos em Mannheim, uma cidade com pouco mais de 300 mil habitantes, o que é relativamente pequeno se comparado com Berlim, a capital, que tem mais de 3,5 milhões de habitantes. Como trabalhamos em casa e moramos no centro da cidade, raramente utilizamos o transporte público e também não sentimos a necessidade de ter um carro.

Para nós, a opção mais vantajosa é comprar bilhetes avulsos quando precisamos ir a algum lugar mais distante. Além disso, no início de cada mês, avaliamos se compensa adquirir o Deutschland Ticket, que custa 49€ mensais e permite o uso ilimitado de todos os transportes públicos do país, exceto os trens de longa distância. Assim, nossos gastos com transporte são mínimos e quase não os consideramos um custo fixo em nosso orçamento.

Para quem possui um carro, os gastos são geralmente mais elevados e incluem combustível, seguro obrigatório, imposto, manutenção, dentre outros, que vão variar conforme o modelo do veículo. Para ter uma noção, separei os valores médios das principais cidades em relação aos custos com transporte:

Transporte Munique Hamburgo Frankfurt Berlim
Ticket avulso 3,70€ 3,35€ 3,40€ 3,20€
Ticket mensal 49,00€ 49,00€ 49,00€ 49,00€
Gasolina (litro) 1,83€ 1,77€ 1,76€ 1,81€

Lazer

Na Alemanha, as opções de lazer são inúmeras, sendo que boa parte delas envolve atividades pela natureza e ao ar livre. Os alemães valorizam muito o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, o que é evidente no fato de que muitos estabelecimentos fecham aos domingos, garantindo um dia dedicado ao descanso e à família. Isso se reflete na diversidade e qualidade das atividades de lazer disponíveis.

Esses gastos podem ser considerados fixos para muitas pessoas que priorizam essas atividades na rotina, como os famosos “Vereins”, os quais são clubes ou associações onde você paga uma taxa para frequentar e realizar alguns esportes e atividades em grupo.

Dentre as opções de lazer, você também pode considerar visitas a museus, galerias de arte, cinema, shows e eventos que ocorrem nas cidades. As entradas em parques também podem entrar no orçamento, pois alguns cobram taxas, mas oferecem planos anuais bem acessíveis.

Outras atividades são jantares em restaurantes e viagens curtas a outras cidades, além da prática de esportes. Tudo depende do seu estilo de vida.

Confira a seguir os valores médios nas principais cidades de algumas atividades de lazer.

Atividade Munique Hamburgo Frankfurt Berlim
Refeição para duas pessoas em restaurante 70,00€ 80,00€ 70,00€ 62,50€
Mensalidade em academia 43,25€ 48,40€ 44,18€ 36,79€
Aluguel quadra de tênis (uma hora no final de semana) 27,62€ 21,00€ 16,12€ 21,00€
Ingresso cinema 13,00€ 13,00€ 12,75€ 12,00€

Assim como no Brasil, muitas academias daqui oferecem mais do que musculação. Em alguns planos, você também tem acesso à piscina, sauna e aulas de dança. No nosso caso, pagamos apenas 30€ por mês cada, mas as atividades são mais limitadas. Quando outros serviços estão inclusos, é comum a mensalidade superar os 60€.

Em nosso orçamento, não categorizamos a academia como “lazer”. Para isso, reservamos uma quantia de 150€ para o casal, geralmente usada em restaurantes ou passeios. Porém, na maioria das vezes, não gastamos nem metade desse valor.

Custo de vida para estudantes

É importante destacar que o custo de vida para estudantes é significativamente mais baixo. Os estudantes contam com refeitórios e dormitórios subsidiados, que contribuem para uma redução das despesas.

Além disso, muitos estudantes optam por compartilhar apartamentos na Alemanha com outros estudantes, nos chamados WGs (um conceito similar ao das nossas repúblicas).

Anualmente, as autoridades alemãs calculam uma certa quantia mínima que os estudantes devem ter à sua disposição mensalmente. Atualmente esse valor é de 934€ mensais — ou 11.208€ anuais em uma conta bloqueada.

Quem possui a cidadania alemã, por sua vez, pode conseguir auxílios financeiros, cursos de idiomas gratuitos, entre outras facilidades que visam incentivar a integração à cultura da Alemanha.

Mercado de trabalho na Alemanha

Como todos os outros países, o país foi bastante afetado pela pandemia e agora, pela guerra da Ucrânia e da Rússia. A economia da Alemanha pôde sobreviver devido aos estímulos financeiros oferecidos pelo governo, mas o custo de vida aumentou consideravelmente.

Devido à inflação, valores de compras no mercado, energia elétrica e aluguel sofreram grandes aumentos. O reajuste salarial, apesar de ter acontecido, não acompanhou o crescimento dos gastos.

É preciso avaliar o seu custo de vida e balancear com o salário para ter qualidade de vida no país. Na imagem, a prefeitura de Munique.

Apesar disso, o mercado de trabalho alemão ainda é atraente, especialmente para quem vem sozinho ou em casal sem filhos — quem tem filhos deve se organizar, pois um dos progenitores precisa quase sempre trabalhar menos, diminuindo o dinheiro que sobra para viver.

Ainda há muitas vagas de emprego na Alemanha, pois o país necessita de mão de obra qualificada e possui estratégias para viabilizar e atrair a chegada de profissionais estrangeiros. Além disso, o salário mínimo do país é um dos maiores da Europa.

Qual é o salário mínimo na Alemanha?

O salário mínimo na Alemanha é de 12,41€ a hora, resultando em um montante mensal bruto de aproximadamente 2.149,73€ para um trabalho de 40h semanais (tempo integral).

No entanto, o salário médio da população alemã é maior. Segundo o site Statista, no terceiro trimestre de 2023, a média mensal de salários brutos na Alemanha foi de 3.499€, ou seja, 41.988€ anual. Após a dedução de impostos e contribuições para a previdência social, a média mensal de ganhos líquidos por funcionário foi de 2.445€.

Quanto é um bom salário na Alemanha?

Vários fatores determinam se um salário é considerado “bom” ou “ruim” na Alemanha, incluindo a região, a profissão e a experiência do trabalhador. Por exemplo, um salário que parece generoso em Dresden pode não ter o mesmo poder de compra em cidades mais caras como Munique e Frankfurt.

A Alemanha possui um custo de vida que pode ser considerado elevado, especialmente quando falamos em moradia e impostos. Por isso, ao avaliar se um salário é adequado, deve-se considerar o quanto será gasto em despesas básicas, como aluguel, serviços públicos e alimentação.

Então, em termos práticos, um bom salário na Alemanha é aquele que permite ao indivíduo viver confortavelmente, poupar dinheiro e desfrutar de lazer, sem sacrificar necessidades básicas. Considerando o custo de vida médio, muitos acreditam que um salário bruto anual acima de 50 mil euros é uma boa referência para um profissional solteiro viver de forma bastante confortável.

Pesquisas apontam que os alemães que ganham salários acima de 65 mil euros estão satisfeitos. Na Alemanha, quem ganha até 4.673€ líquido mensal (56.076€) é considerado classe média alta. Qualquer valor acima disso é classe alta. Então, no fim das contas, tudo depende do seu estilo de vida!

Profissionais em falta na Alemanha

O governo alemão traz uma lista dos profissionais com alta demanda no país, com excelentes oportunidades para estrangeiros qualificados. Entre elas, destacam-se:

  • Profissionais de TI: com a digitalização avançando rapidamente, há uma grande demanda por desenvolvedores de software, analistas de sistemas, especialistas em segurança cibernética e profissionais de Big Data. As vagas são para empresas de todos os tamanhos, desde startups até big techs;
  • Engenheiros: especialmente em áreas como engenharia mecânica, automotiva, elétrica e de energia. A Alemanha, conhecida por sua inovação industrial, busca constantemente engenheiros altamente qualificados;
  • Profissionais da saúde: médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde são extremamente necessários, especialmente no contexto do país, que enfrenta o rápido envelhecimento da população;
  • Profissionais de educação e pesquisa: educadores e pesquisadores em campos científicos e acadêmicos encontram um ambiente propício para o crescimento na Alemanha;
  • Empregos verdes: profissões relacionadas à sustentabilidade, os chamados “empregos verdes”, estão ganhando cada vez mais espaço. Áreas como gestão ambiental, conservação da natureza e desenvolvimento sustentável estão em ascensão, assim como profissionais especializados em energias renováveis.

Os artesãos e pessoas com habilidades em trabalhos manuais também são bastante valorizadas no país, assim como as carreiras em transporte.

Clima na Alemanha

Os alemães possuem um ditado que resume bem um importante aspecto sobre como morar na Alemanha:

“Não existe clima ruim, existe apenas a roupa errada”.

Esta lição você deve aprender logo, assim que se mudar para a Alemanha. Muito mais importante do que estar bonito ou elegante é que você escolha uma roupa confortável e adequada ao clima.

No inverno, os dias na Alemanha são curtos e há relativamente poucos dias ensolarados, contudo, o clima no país não é tão frio como a maioria dos brasileiros imagina. Em comparação com países nórdicos, os invernos na Alemanha são amenos.

Porém, para quem vem do Brasil, esse é um fator que pode pesar bastante na adaptação, como pontua a brasileira Bruna Hartmann.

“Esse é um dos principais pontos desfavoráveis, além do idioma. O que mais me incomoda é a falta e privação de sol no inverno. Para lidar com isso, suplemento vitamina D, mantenho atividades físicas e me ‘forço’ a sair de casa, mesmo que já escuro”, comenta.

Em comparação com o verão brasileiro, na Alemanha é bastante fresco, com poucos dias de calor realmente intenso. As chuvas ocorrem durante todo o ano e quase sempre são chuvas finas, que se prolongam por algumas horas. Portanto, é sempre bom investir em um casaco impermeável e corta-vento.

Como funciona o sistema de saúde na Alemanha?

Esse ponto é muito importante e merece ser destacado sempre. Não há sistema público de saúde na Alemanha tal qual conhecemos.

O que existem são seguros de saúde públicos e privados obrigatórios para todos que moram no país. Em alguns casos, se você não tiver como pagar o seguro, o governo paga para você.

Bruna comenta, aliviada, que nunca precisou usar em emergências, e compartilha sua experiência no dia a dia:

“Sempre utilizo o aplicativo Doctorlib para pesquisar médicos e dentistas, filtro a busca para os que aceitem meu seguro saúde e que falem inglês ou português. Recentemente, tirei meus sisos e foi um processo muito tranquilo. O procedimento foi coberto pelo seguro e só precisei pagar por uma anestesia extra, por exemplo, que não estava inclusa”.

Melhores cidades da Alemanha para morar

Temos aqui no Euro Dicas uma lista com as melhores cidades da Alemanha. As principais são:

Munique

A cidade de Munique tem todos aqueles clichês que habitam o nosso imaginário quando pensamos em Alemanha — trajes típicos, cervejas de um litro, salsichas brancas.

Além disso, tem toda aquela pompa de cidade chique e é super limpa. Como ponto negativo está o alto custo de vida.

Berlim

Berlim é uma cidade com muita diversidade, cultura, história e possibilita inúmeras experiências. A capital alemã é um pouco sujinha e é muito diferente das outras cidades do país, mas certamente tem um cantinho especial no coração de todos que já passaram por lá.

Colônia

Localizada no estado mais populoso da Alemanha, Colônia é uma cidade maravilhosa, que encanta a todos. Por sua localização, permite inúmeros passeios interessantes pelo país.

Além disso, um passeio pelas margens do Rio Reno com a catedral de pano de fundo anima qualquer dia nublado.

Hamburgo

A cidade ao norte do país é certamente a mais elegante da Alemanha. Hamburgo oferece inúmeras opções de lazer e conta com uma vida noturna agitada. Tem características únicas, como os inúmeros canais e armazéns, além do segundo maior porto da Europa.

Experiência pessoal

Eu, Mariana, sempre morei em Berlim e já me acostumei ao jeito meio bagunçado da capital alemã. Muitos alemães não morariam aqui, mas a cidade é tão grande e os bairros são tão diferentes que estou convencida de que há uma Berlim para todos os tipos de pessoas.

No entanto, eu tenho amigos morando em cidades menores e a vida pode ser mais tranquila e mais fácil, especialmente para quem tem filhos. Cidades menores também são melhores para aprender alemão, pois nelas você dificilmente poderá usar o inglês para se comunicar.

Eu, Ana, já morei em três cidades pequenas no estado de Baden-Württemberg: Karlsruhe, Heidelberg e Mannheim. Apesar de serem relativamente próximas, elas são completamente diferentes.

A minha favorita é Karlsruhe, por ser bastante limpa e completa. Ela tem aquele ar de cidade de interior, mas com todas as facilidades de uma cidade grande. É possível fazer tudo a pé ou de bicicleta, mas o ponto negativo é que ela está mais afastada dos grandes centros e bons aeroportos.

Mannheim é uma cidade relativamente pequena, que dispensa o uso de carro no dia a dia. Foto: Ana Carolina Lisboa.

Atualmente vivo em Mannheim, que também é uma ótima cidade, com a diferença de ser um pouco mais “caótica” e suja. Porém, fica a poucos minutos do aeroporto de Frankfurt e a estação central oferece trens diretos para diversas cidades da Europa.

Já Heidelberg é aquela cidade perfeitinha, mas que, na minha opinião, acaba ficando um pouco chata com o tempo. Para quem conhece Gramado, no Rio Grande do Sul, talvez seja um ótimo comparativo.

Por ser uma das principais cidades turísticas da região e até mesmo de toda a Alemanha, é bastante limpa, cara e movimentada (o Altstadt é um caos aos finais de semana), e isso acaba sendo desgastante para quem mora na região.

Cidades mais caras e mais baratas para morar na Alemanha

Segundo o ranking do Numbeo, dentre as cidades listadas acima, Dresden é a cidade com menor custo de vida, seguida por Aachen e Nuremberg. Estas cidades têm um custo mais baixo que as demais, principalmente em relação aos serviços, como comer em restaurantes.

Por outro lado, as cidades mais caras, segundo o Numbeo, são Munique, Hamburgo, Frankfurt e Berlim.

O aluguel em Berlim, entretanto, tem subido cada vez mais, e hoje é tão alto quanto em Munique, a cidade alemã com o maior custo de vida se considerarmos o aluguel.

Morar na Alemanha como aposentado vale a pena?

Os alemães aguardam ansiosamente pela aposentadoria, mas a verdade é que esta demora a chegar. É preciso ter no mínimo 67 anos para se aposentar.

O Brasil e a Alemanha têm um acordo que permite “trazer” os anos trabalhados no Brasil para os cálculos de aposentadoria aqui. No entanto, aposentados não ganham muito na Alemanha. Como o sistema de aposentadoria é diferente, mesmo os alemães que trabalharam a vida inteira às vezes terminam em situação de pobreza após se aposentar.

Além disso, o maior custo que uma pessoa idosa tem na Alemanha é o seguro saúde e, vindo do Brasil já com idade avançada, é impossível entrar no plano de saúde do governo, levando os custos a chegar à casa dos milhares de euros.

Vantagens e desvantagens de morar na Alemanha

A principal vantagem de morar na Alemanha é a qualidade de vida que o país oferece, uma das melhores do mundo. Além disso, é um país com muitas oportunidades, tanto para quem quer estudar, quanto para aqueles que buscam um emprego.

As universidades na Alemanha são excelentes e reconhecidas internacionalmente. Há uma ampla oferta de empregos, principalmente para profissionais qualificados e de áreas com alta demanda, tais como médicos, enfermeiros e engenheiros.

A brasileira Débora França traz um vídeo bem bacana listando 8 motivos para morar no país.

A principal desvantagem — que prefiro chamar de mera dificuldade — é o idioma. Embora seja possível morar na Alemanha sem falar perfeitamente o alemão, quem deseja viver de forma tranquila e independente no país deve começar a aprender a língua.

Outros pontos frequentemente levantados como desvantagens são o clima e os dias escuros, mas posso dizer que estes aspectos não são tão ruins quanto nos fazem acreditar.

O clima na Alemanha é agradável na maior parte do ano e, mesmo no inverno, o frio não é tão intenso assim. As casas possuem aquecimento e é suportável ir para a rua no inverno quando se tem um bom casaco.

Talvez para algumas pessoas seja difícil se adaptar à comida. A alimentação na alemã não é uma das melhores e, para os amantes da carne vermelha, pode ser um problema ter que buscar alternativas no cardápio do dia a dia, uma vez que esse item é um dos mais caros do mercado.

É bom morar na Alemanha?

Sim, é muito bom morar na Alemanha. Segurança, qualidade de vida, educação, oportunidades, lindas paisagens: estes aspectos fazem do país um lugar muito especial.

É claro que as experiências de cada um dos brasileiros na Alemanha são diferentes. Isto é reflexo das diferentes expectativas e do planejamento que antecedeu a mudança para o país. Por esse motivo, a palavra-chave quando falamos em como morar na Alemanha é organização.

Sem isso, fica quase impossível se mudar e viver no país, que tem tantas regras e uma cultura bem diferente da nossa.

Além disso, a principal dica para quem deseja morar na Alemanha é aprender o idioma, o que irá facilitar a busca por emprego, a convivência com os alemães, a resolução de problemas do cotidiano e a sensação de bem-estar no país.

A Débora França também fez um relato bastante verdadeiro sobre sua experiência morando na Alemanha há três anos.

Dicas de como ir morar na Alemanha

Não existe uma receita para ir morar na Alemanha. Pelo contrário, há vários caminhos para se mudar e viver no país legalmente. Porém, a principal dica é planejamento.

Seja indo como estudante, Au Pair ou com trabalho qualificado, é preciso se organizar com, pelo menos, seis meses de antecedência, para fazer toda a parte burocrática — traduções de documentos, agendamento de vistos, etc — e ter uma boa reserva financeira. Além disso, é bom estar preparado psicologicamente.

Também é importante ter um bom nível de inglês e, se possível, o básico de alemão, para conseguir ter o mínimo de autonomia na hora da mudança e lidar com as inúmeras burocracias do país.

Aqui no Euro Dicas temos uma série de artigos que explicam em detalhe cada uma das etapas dessa mudança. Sugiro que você vasculhe o site e comece a traçar um “plano” conforme suas qualificações e possibilidades. O Ebook O Sonho de viver na Europa também pode ajudar a definir o seu destino com mais segurança. Ele traz depoimentos de vários brasileiros que vivem em diferentes países do continente.

Vale a pena morar na Alemanha?

Sim. É claro que nenhuma mudança é fácil, especialmente nos primeiros meses e para um país com uma cultura tão diferente, mas é uma experiência incrível e vale a pena.

É importante lembrar que nem todos se adaptam facilmente ao estilo de vida alemão, então pesquise bastante antes de tomar essa decisão, fale com brasileiros que já moram no país, e, se possível, tente fazer uma visita como turista para conhecer a melhor cidade para você.

No entanto, vivendo aqui há quase dois anos, eu, Ana Carolina, posso afirmar que não me arrependo de ter feito essa escolha. Apesar das dificuldades, da saudade da família e de algumas limitações que ainda tenho por não ser fluente na língua, tem sido um período de muito aprendizado.

Perguntas frequentes sobre como morar na Alemanha

Veja as respostas às principais perguntas feitas sobre morar no país.

Como os brasileiros são vistos na Alemanha?

De forma geral, os brasileiros são muito bem vistos e recebidos na Alemanha. Existe toda uma mística por trás da nossa cultura que simplesmente fascina os alemães e faz com que nos tratem muito bem.

É claro que pode haver exceções, como em regiões do leste da Alemanha, em que movimentos anti-imigração são comuns. Mas, nesses casos, não é pelo fato de você ser brasileiro, mas simplesmente estrangeiro.

Como trabalhar na Alemanha?

Para trabalhar na Alemanha em um emprego qualificado, é preciso ter conhecimento avançado/fluente do idioma inglês e, dependendo da área, ao menos o básico de alemão. Existem diversas vagas disponíveis no país!

Como estudar na Alemanha?

É possível estudar na Alemanha mesmo não tendo a nacionalidade. Você pode conseguir uma bolsa de estudos ainda no Brasil ou buscar uma qualificação já morando no país. As universidades alemãs estão entre as melhores do mundo e nem sempre é preciso ter conhecimento na língua para ingressar em um curso.

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre a vida na Alemanha. E se estiver em busca de mais inspiração, indico que conheça o Ebook O Sonho de viver na Europa, em que brasileiros contam os desafios e os prazeres de ser um imigrante no velho continente. Vale muito a leitura!

Ana Carolina Lisboa and Mariana Eberhard

Graduada em jornalismo e cursando MBA em Marketing, possui experiência produzindo conteúdos para sites, blogs e redes sociais. É apaixonada por explorar novos lugares e se encontrou na Alemanha, onde vive com o marido e o gato Leopoldo.

Recent Posts

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás

Portugal estima que não faltarão mais médicos de família a partir de 2026

Todo residente em Portugal deverá ter acesso ao médico de família a partir de 2026.…

% dias atrás

Plano de saúde na Espanha: como funciona e quando é obrigatório

Você sabe como funciona a saúde privada na Espanha? Descubra neste artigo como ter acesso…

% dias atrás

Bolsa de estudo na Itália: descubra como conquistar a sua

Saiba tudo sobre bolsa de estudo na Itália e descubra como se candidatar para estudar…

% dias atrás